Você já se perguntou por que os produtos de limpeza tem determinadas cores?
Segundo a Scarssiota e Giullani, cerca de ⅓ das embalagens não são notadas no ponto de vendas e um desses motivos é pela escolha da coloração dos seus produtos.
Sabemos que as cores causam sensações. Os sentimentos veiculados às cores podem estar associados a experiências ou acontecimentos, assim como podem estar associados à cultura como vestimentas em rituais como casamento e batismo.
Quando trata-se de cores nos produtos físicos, uma boa saída é ter uma tecnologia adequada para melhorar a atratividade do consumidor em seu ponto de venda. Graças a grandes empresas como a Polycrom, hoje é possível ter essa gama de possibilidades de coloração mesclando várias proporções e tonalidades, tais como:
Amarela :: Azul = Verde
Amarela :: Vermelho = Laranja
Azul ::: Vermelho = Roxo
Dependendo da técnica utilizada pode ser crucial para modificar o resultado final, mas é preciso ter uma rede de pesquisa para entender as tendências de mercado e do consumidor e qual técnica/cor final se adequa com as suas necessidades.
Um exemplo claro disso são os produtos de limpeza destinados ao público infantil. Se as cores usadas nos produtos forem com grande saturação (como o vermelho ou azul marinho), dificilmente será o seu apelo de vendas já que as cores para o público mais novo em sua maioria remetem à suavidade e pureza.
Conheça os principais apelos das cores em produtos de limpeza:
Azul:. Pode remeter à maciez, sonho e conforto, assim como podem ser associados a limpeza e profundidade. Tudo depende da tonalidade.
Branco: Nos produtos de limpeza, assume uma sensação mais suave e livre de vermes/microrganismos.
Sem cor: A ausência de cor também passa uma mensagem. Geralmente é associada a um produto mais suave e livre de alguma matéria prima.
Preto: Na indústria da limpeza, o preto é associado a roupas escuras podendo contribuir na sensação de menos desbotamento.
Verde: Associada a produtos cítricos e desengordurantes.
Laranja: Limpeza de roupas de esporte e anti-odor.
Lilás: Ligada a lavanda e associada a suavidade, calma e conforto.
Amarelo: Associado a camomila. É mais visto em lava louças manuais ou pastas pinho.
Vermelho: Geralmente em detergentes de maçã e perfumados.
Rosa: Pode ser chamativo ou doce. Dependendo da tonalidade, associado a produtos de limpeza infantis.
Esses foram apenas alguns significados dentro de um leque de possibilidades de tonalidades e combinações entre as cores. A VitaSense junto com o nosso parceiro possui uma equipe especializada em pesquisa de tendência em níveis globais, nacionais e locais para entender as reais necessidades no processo de construção de um produto.
Ativos que inspiram, VitaSense.